quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pêndulos

Copiado daqui

Quinze esferas suspensas por fios. Quinze pêndulos cujo comprimento de cada linha foi cuidadosamente ajustado. O mais longo vai de um lado ao outro 51 vezes em um minuto, enquanto aquele ao seu lado, um pouco mais curto, 52 vezes, no mesmo período de tempo. E o próximo 53, 54, 55, até que o décimo quinto, o mais curto de todos, oscila 65 vezes nesse minuto.

É tudo que basta para uma dança hipnotizante. E a dança pode ser apreciada em muitos níveis, tanto em seu fenômeno quanto em seu epifenômeno. De Galileu aZumbis, nesta nova coluna Dúvida Razoável.





O Fenômeno

Diz a lenda que foi na igreja que Galileu Galilei teve um dos mais importantes vislumbres da história da ciência. Não foi inspirado por um sermão, nem mesmo por um luxurioso vitral. Foi simplesmente observando como uma lâmpada acesa por um sacristão na catedral de Pisa balançava de um lado para outro.

Galileu percebeu que não importava quão alto a lâmpada oscilasse de um lado para o outro, ao final ela aumentava sua velocidade e o tempo que ela levava para cruzar essa distância era o mesmo. A história se torna ainda mais empolgante porque o gênio italiano teria usado uma das únicas referências de tempo para períodos pequenos de que se dispunha à época: as batidas do próprio coração.

E foi assim, associando o pulso de seu coração à observação do movimento pendular da lâmpada sacristã que via à sua frente que Galileu foi o primeiro a perceber que o pêndulo podia ser usado para medir o tempo. Anos depois o primeiro relógio de pêndulo seria criado, inaugurando um mundo em que o tempo não era mais medido apenas em dias ou quando muito em horas determinadas pelas estrelas longínquas no céu. A medida do fluxo do tempo passou a minutos e então segundos acompanhados através da regularidade das leis naturais que podíamos observar no mundo imediatamente à nossa volta – se apenas nos ocorresse observá-las e compreendê-las.

Este é o fenômeno que vemos no vídeo que inicia esta coluna, o movimento pendular, com toda sua regularidade que inspirou Galileu e é ainda hoje uma das mais diretas demonstrações da validade das leis da física. E a regularidade deste fenômeno pode dar origem a um epifenômeno.

Outros fenômenos interessantes:

Sincronização por acoplamento:


Padrões Moiré



Nenhum comentário: