terça-feira, 1 de julho de 2008

Eu também vou reclamar...

Volta e meia costumamos nos indignar, seja pelo motivo que for, em um processo fomentado pela imprensa (qualquer mídia) que transformou a informação em um grande comércio, onde o que mais vende é o que choca a população. Confesso que tendo a não dar mais ouvidos ao blá blá blá de reclamação diária, seja pelo Bom Dia Brasil, sempre mostrando o enfezado Alexandre Garcia cada vez mais puto ao lado da Miriam Leitão, a própria sabe-tudo, ou mesmo de conhecidos, que enxergam a sociedade por um prisma negativista. Alta de juros, alta carga tributária, violência urbana, impunidade, morosidade da justiça, só para citar alguns temas, também me deixam emputecido, porque também tenho a minha visão do mundo, só penso que apenas reclamar não ajuda em nada. É discurso decorado, tipo bater em bêbado.
O que podemos fazer? Reclamar com quem? Cada assunto tem um caminho próprio a ser seguido. Escrever um e-mail para seu representante no legislativo? Pode ajudar, você já tentou? Procon? E o Ministério Público?
Tive uma experiência interessante há alguns dias. Percebi um caso de aparente mal-uso do patrimônio público da prefeitura de minha cidade. Resolvi procurar o Ministério Público do Estado de Santa Catarina. Fiquei surpreso ao saber que o órgão aceita denúncias via e-mail ou formulário online. Usei alguns minutos e expliquei no e-mail a questão que me intrigava. Cerca de 15 dias depois recebi uma carta oficial do órgão, assinada por uma promotora de justiça. Curiosamente, no meio tempo entre a denúncia a notificação do MP, o alvo da denúncia foi 'reativado'. O conteúdo da carta do MP é que me deixou contente. Ao pedir esclarecimentos à prefeitura da minha cidade, o MP constatou que os custos contratados para a reforma que visa a 'reativação' do alvo de denúncia estão acima dos praticados pelo mercado. Ou seja, mexeu na merda, começou a feder... Aparentemente trata-se de um caso de superfaturamento de obra pública. No momento o MP solicitou documentos à administração municipal para "averiguações de possíveis irregularidades na esfera da moralidade administrativa".
Então é assim: podemos continuar com nossos discursos prontos, de que tudo está uma merda, todo mundo é ladrão, todo político é safado, enquanto tomamos nosso bourbon (contrabandeado, é claro, pois cada um comete o crime que lhe convém) ou podemos procurar os canais certos e tentar corrigir o que está errado por aí. Procura no Google que acha...

Nenhum comentário: